Vício do café
Boa tarde pessoal, hoje trago um tema bastante curioso e bastante importante para a sociedade em geral, na minha opinião claro!
Grande parte da minha vida até hoje, eu passei todos os dias com o café como meu grande aliado para combater o dia a dia seja de trabalho, estudo, ou mesmo em lazer como Gaming ou desporto, ingerindo não só café mas também outras bebidas que contêm cafeína.
Acordamos e bebemos café, bebemos café a meio da manhã, bebemos depois de almoço, bebemos à tarde, bebemos à noite, por vezes estamos mais cansados… porque não um café duplo? E aquela RedBull, Monster ou Burn antes de praticar um desporto, estudar ou mesmo para aquele Counter Strike competitivo?
Tudo isso parece normal, bebemos a nossa dose de cafeína e seguimos a nossa vida… mas é realmente tão normal assim? Bem… por vezes temos de parar para pensar… E é isso que me levou a escrever este artigo.
Na realidade o que acontece é que temos um corpo completamente viciado naquele aditivo de energia que tanto gostamos de tomar, o corpo sem esse aditivo entra praticamente num estado de sonolência e fadiga que parece que não temos cabeça para nada.
Tu que estás a ler este artigo e também te encontras a beber café todo o dia, que dizes a frase “sem café não funciono” e coisas do género, com certeza que já em algum momento experimentaste privar-te do café por algum motivo e tiveste aquela dor de cabeça impossível e debilitadora, que por vezes por não saber do que se trata, tomamos um analgésico que possivelmente não faz nada, ou faz dependendo do analgésico, porque até mesmo os analgésicos têm cafeína para combate a dores de cabeça. (Isto explica a tal receita tradicional do café com limão para a dor de cabeça)
Existem neste momento pessoas que têm o mesmo problema que nós mas com medicação devido ao aditivo de cafeína, basicamente sabem que se não tomarem o medicamento que vão ter dor de cabeça, no entanto o problema é as pessoas acharem normal, não se questionarem e pensarem: “Basta tomar o café/medicamento e a dor de cabeça não aparece”, alimentando sempre este ciclo.
Na verdade o que acontece ao tomar café ou outra substância com cafeína para acabar com essa cefaleia, é preparar o corpo para uma dor de cabeça ainda mais forte assim que existir nova abstinência, e entramos assim num ciclo de ter de tomar café para não ter dor de cabeça, o que é só mais um ciclo para além do que já nos encontramos, em que temos de tomar café para ter energia, dormimos mal por existir cafeína presente no nosso corpo na hora de deitar fazendo com que nos levantemos sem energia e voltemos de novo a beber café para compensar, e assim por diante todos os dias.
Na pesquisa que fiz na web sobre o tema, achei chocante dizerem na maioria dos sites informativos de que é normal tomar 4 cafés por dia e isto é completamente ridículo, e a razão pela qual digo isto é: Estive a conversar sobre este tema com várias pessoas que admitiram que têm obrigatoriamente de beber somente 1 café para não ter a dor de cabeça pela manhã, e outras chegam a beber apenas 2 cafés para combater além da dor de cabeça, também a enorme fadiga da tarde que é quando há novamente quebra de cafeína no nosso corpo.
Para pessoas com o vício do café, basta estarem de folga e dormirem mais um pouco que o normal (momento em que o nível de cafeína desce para níveis quase inexistentes) para existir uma dor de cabeça tão forte que apetece arrancar a própria cabeça!
Basicamente a cafeína torna-se num combustível que sem ela já somos incapazes de produzir, e como é socialmente algo que está na moda, as pessoas olham para alguém que bebe muitos cafés como algo normal.
Eu nestas férias passei o tempo a beber café, inconscientemente parece que já o bebemos para nos preparar para fazer alguma coisa, até que por lapso deixei acabar o mesmo e foi aí que a coisa ficou séria: Uma dor de cabeça tão forte logo após acordar que nesse dia praticamente fiquei inválido para fazer seja o que fosse, deitei-me um pouco no sofá para ver se a dor acalmava e acabei por nem sequer me conseguir levantar!
Ciente de que a falta de café era a causa pois já não era nova a experiência, decidi começar então a verificar o que acontecia se continuasse esta abstinência, pois não pode ser normal andar sempre cansado se não tomar aquela dose de café e ainda por cima ir buscar café sempre que me sinto mais cansado já de forma inconsciente e sem me questionar o que está a acontecer.
No meu segundo dia de abstinência, mais um dia para esquecer, praticamente passou por mim sem eu conseguir fazer nada, e quando digo nada, é mesmo nada! Lembro-me de fazer pequenas tarefas domésticas com muito custo e ansiedade, passear o cão com enorme dor de cabeça que piorava com a luz do sol, e de querer fazer as minhas coisas como jogar computador por exemplo, mas simplesmente NÃO CONSEGUIA!!!
Terceiro dia… mais soft. Menos dor de cabeça, apesar de a sentir, já era mais fácil de ignorar. Tinha um grau de irritabilidade bastante elevado mas já consegui dormir melhor, e quando digo dormir melhor, falo de um sono contínuo que era algo que já não sabia o que era há anos e senti mais energia durante a tarde com redução do periodo de fadiga após o almoço. Apesar da melhoria, luzes de ecrãs provocavam aumento da dor de cabeça.
No meu quarto dia já fui trabalhar, acordei com uma dor de cabeça leve que passou enquanto me preparava, alguma irritabilidade, não tive falta de energia pela manhã o que foi realmente uma surpresa para mim pois sem café já me parecia impossível há poucos dias atrás. Tive um dia de trabalho tranquilo, cheguei a casa ainda com energia para disfrutar de uns momentos de lazer e dormir um sono super recuperador para o dia seguinte.
Após mais 3 dias sem café cá estou eu, sinto-me com energia mesmo sem tomar qualquer dose de cafeína, passei os dias de trabalho praticamente sem fadiga durante a tarde, apetece-me fazer as tarefas todas que tenho pensadas e prova disso é este artigo que aqui escrevo que seria impossível escrever há um tempo atrás sem café, e que pode ajudar várias pessoas a pensar neste ciclo para tomar uma boa decisão!
Tenho um sono muito bom sem acordar várias vezes durante a noite, o meu corpo já consegue repor a energia sem aquele suplemento que lhe dava diariamente.
Não quero com isto dizer que vou cortar o café de vez, irei beber um café de forma excepcional pois bebia café também por gosto, mas é inegável de que a cafeína se trata de praticamente de uma droga socialmente bem recebida, que nos vicia física e psicológicamente, tornando o nosso corpo incapaz de sozinho produzir a energia necessária para o dia a dia sem o seu suplemento, causando sintomas dolorosos na sua abstinência.
Ainda que os sintomas dolorosos passem nos primeiros dias, são estes mesmos sintomas que nos levam a encharcar mais na mesma substância para não ter de os enfrentar e assim alimentar este vício e ainda eu aqui só falo dos sintomas que me foram mais difíceis de controlar salientando os da sua abstinência, mas com uma simples pesquisa podemos facilmente chegar a outros problemas directamente relacionados com o consumo regular de cafeína como depressões, transtornos de atenção, tornar a insulina menos efectiva ou até ignorar certas toxinas podendo levar a diabetes e descargas de adrenalina injustificadas.
Em alguns momentos acredito que a cafeína pode ser forte aliado mas sempre como excepção para alguma tarefa mais difícil ou de um esforço extraordinário, NUNCA como algo que inconscientemente se torne necessário no dia a dia e que facilmente começa a ser tomado de manhã à noite.
Podem pesquisar mais informação sobre o mesmo e verificar toda a vericidade de toda a informação aqui descrita, vou continuar mais uns dias sem tomar qualquer café pois ainda não completei os 7 dias necessários para sentir os benefícios na sua plenitude mas posso dizer que estou mesmo muito melhor! (hoje é o 7 dia)
Não esquecer que toda a palavra café, pode ser trocada também por medicamentos analgésicos que contenham cafeína, pois é um ciclo que é mais comum do que parece e que as pessoas também não páram para pensar no que estão a fazer.
Depender de uma substância para nos sentirmos normais, não pode em momento algum ser pensado como algo normal!
Desejo a todos uma boa continuação e até uma próxima! (que seja breve)